Publicado em Deixe um comentário

Temperos para arrasar na cozinha e manter a saúde

Comer bem é um dos maiores prazeres da vida!

Experimentar sabores e aromas diferentes é a paixão de muitos e quem gosta de cozinhar pode encontrar nos temperos a melhor companhia para variar nas receitas e transformar alimentos.

Com tantas opções de sementes, grãos, folhas e temperos em pó, pode ficar difícil descobrir o que combina com cada prato. Mas, saber utilizar bem os condimentos é um grande trunfo na preparação de qualquer refeição – seja de um jantar especial ou do almoço de todos os dias.

Pensando nisso, separamos os principais temperos para arrasar na cozinha, os seus benéficos e mostramos em que tipos de pratos eles podem ser usados. Alguns tem até dicas de como cultivar em casa, é simples e muito prazeroso ter ervas frescas 🙂

Açafrão

O açafrão é uma das especiarias mais ricas em vitaminas e minerais presentes no mercado — e também uma das mais caras. Sua produção, feita com as flores da planta, é trabalhosa e, por isso, costuma ser um condimento de preço mais elevado É especialmente apreciado na preparação de paella.
Benefícios: ação antioxidante e anti-inflamatória.
Combina com: paella, risotos, aves, caldos, massas, doces, peixes e frutos do mar.

Alecrim

O alecrim é uma erva com sabor forte e aroma acentuado. É uma planta que não perde seu sabor durante o cozimento, portanto, pode ser usada a qualquer momento nas receitas, tanto fresco quanto seco.
Benefícios: Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.
Combina com: carnes, especialmente cordeiro, porco, aves e peixe; além de refogados de legumes, omeletes, frutos do mar, molhos, pães, tortas, biscoitos. Também pode ser utilizado para aromatizar azeites e vinagres.

Canela

Embora a canela seja lembrada sempre como um tempero para doces, é também uma excelente acompanhante para pratos salgados. Pode ser usada em pó ou em pau, conforme a receita. A canela em pau é indicada para quando a cor do tempero não é desejada na receita, e pode ser triturada com o auxílio de um socador ou pilão.
Benefícios: antibacteriana, antifúngica, antioxidante e com poder anti-inflamatório, a especiaria também é aliada no combate ao Diabetes Tipo 2.
Combina com: doces, frutas como banana e maçã, bebidas com chocolate e café, carneiro, carne moída, assados, cozidos, frango.

Anis estrelado

Além de ter um formato diferente, o anis estrelado tem um sabor marcante. É um tempero forte, com sabor de anis, e que deve ser usado com cuidado para não pesar na receita.
Benefícios: propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antissépticas e antibacterianas.
Combina com: carnes como porco e frango, caldos, cozidos, ensopados, doces e frutas em calda. É muito comum na culinária asiática.

Cebolinha

Uma das ervas mais usadas na culinária brasileira, combina com uma extensa variedade de pratos salgados. Geralmente é utilizada fresca, pois sua versão desidratada é menos aromática. Deve ser adicionada ao final do cozimento para preservar o sabor.
Benefícios: contém antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias em grande quantidade.
Combina com: pratos com ovos, batatas, manteiga, queijos cremosos, sopas, peixes, carnes brancas.

Coentro

Pode ser usado em folhas ou sementes, com sabores diferenciados para cada forma. Enquanto as folhas têm um sabor refrescante, perfumado e cítrico, as sementes têm um sabor que lembra noz-moscada.
Benefícios: estimula a digestão e ajuda o corpo a eliminar substâncias tóxicas.
Combina com: as folhas combinam muito bem com peixes e frutos do mar. As sementes combinam com vegetais, peixes e frutos do mar, chutneys, carnes de porco e frango, pães, batatas, biscoitos, bolos e tortas.

Cominho

É um tempero com sabor quente e forte. Pode ser usado em grãos ou em pó.
Benefícios: propriedades antifúngicas, antimicrobianas e carminativas – contra gases intestinais –, o cominho é um excelente regulador do intestino.
Combina com: carnes vermelhas, feijão, sopas, verduras, queijos, pães, chutneys.

Cravo

É um tempero com aroma e sabor bastante marcantes, por isso deve ser usado com cuidado. Pode ser encontrado no mercado inteiro ou em pó e é muito utilizado para aromatizar alimentos.
Benefícios: contêm eugenol, que é um forte antisséptico. Seus efeitos auxiliam no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão e diarreia. Contém atributos bactericidas, antivirais, e é também usado como anestésico para o alívio de dores de dente.
Combina com: doces e conservas de todos os tipos, tender, arroz, ensopados.

Cúrcuma

A cúrcuma é um rizoma com propriedades medicinais. Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes. Além de acrescentar sabor, confere coloração às receitas em tons amarelados ou alaranjados. Também é conhecida como açafrão-da-terra.
Benefícios: Agente antisséptico e antibacteriano natural, é indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.de câncer.
Combina com: ovos, peixes, aves, arroz, verduras.

Curry

É uma mistura de temperos tradicionalmente indiana que inclui condimentos como a cúrcuma, pimentas, cominho, cravo, entre outros. É vendido em pó e seu sabor varia, podendo ser mais ou menos picante conforme o local em que é encontrado.
Combina com: carnes, aves, peixes, vegetais, saladas, molhos, receitas vegetarianas, omeletes, queijos.

Erva-doce

Na culinária pode ser usada em sementes, inteiras ou moídas. É um condimento que pode aromatizar pratos e suavizar receitas mais gordurosas.
Benefícios: possui propriedades alcalizantes que ajudam a controlar resfriados, distúrbios da menopausa, inflamações, gases, problemas digestivos e diuréticos. Sua semente também tem propriedades que reduzem as bactérias presentes na boca, diminuindo o mau hálito. Pode reduzir os sintomas da labirintite, se associada ao cravo-da-índia e ao alecrim. Ela ainda protege as células sadias dos radicais livres, quando em conjunto com a mostarda e a canela, tornando-se um ótimo antioxidante.
Combina com: pães, bolos, biscoitos, peixes e frutos do mar, ensopados, caldos, linguiças.

Ervas finas

Este condimento é uma mistura de vários tipos de ervas secas ou frescas tradicional na culinária francesa. Costuma conter alecrim, tomilho, manjericão, salsa e orégano. Indica-se que seja adicionada à receita ao final do cozimento para que não perca seu sabor.
Combina com: ovos, quiches, saladas, crepes, molhos cremosos, vinagrete, massas.

Gengibre

É um tempero de sabor forte e bastante marcante. Pode ser usado fresco, em pó ou seco. O gengibre fresco pode ser usado em pedaços ou ralado. O condimento em pó tem sabor mais suave, diferente do fresco e, portanto, não deve substituí-lo.
Benefícios: O gingerol, substância responsável pelo sabor picante do gengibre, é dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Além deste benefício, o gengibre também atua na prevenção de problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e dores musculares .
Combina com: o gengibre fresco combina com peixes e frutos do mar, frango, pratos asiáticos. Já gengibre em pó combina com bebidas, frutas, legumes, confeitos.
Como plantar: espalhe pedras no fundo de um vaso grande e, logo depois, uma mistura de terra orgânica e adubo com um pouco de areia. Coloque apenas um pedaço de gengibre de 3 a 5 cm no vaso. A raiz precisa de espaço porque cresce na horizontal. Deixe os brotinhos verdes virados para cima

Hortelã

É uma folha bastante aromática, com sabor forte. Pode ser usada fresca ou desidratada, conforme a receita.
Combina com: carnes (especialmente carneiro), sobremesas, bebidas, sopas, almôndegas, recheios, vegetais.
Como plantar: Corte ramos com aproximadamente 8 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Coloque em um copo de água, que deve ser trocada de 3 em 3 dias, e espere enraizar (geralmente entre 7 e 15 dias). Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato. E lembre-se: logo nos primeiros dias, a planta ainda é muito sensível, então evite deixa-la em um local que pegue muito sol.

Louro

É uma folha aromática e de sabor forte, que não deve ser usada em excesso. Pode ser usada fresca, seca ou em pó. Como seu sabor é liberado aos poucos, a folha de louro fresca é indicada para receitas de cozimento lento.
Benefícios: rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante.
Combina com: feijão, lentilha, frango, carneiro, carne de vaca, peixes e frutos do mar, arroz, frutas em calda, arroz doce.

Manjericão

O manjericão é uma planta medicinal e aromática também conhecida como Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta.
Benefícios: Ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória.
Combina com: As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores.  O manjericão combina perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas,  massas e queijos.
Como plantar manjericão: O manjericão gosta de sol pleno, e prefere o solo fértil, bem drenado e que não acumula água, mas precisa de rega regular. Ele pode ser plantado em vasos de plantas ou terrenos bem adubados e não gosta de frio e geadas, nem calor excessivo, embora goste de sol. Ele não resiste à muita colheitas, com necessidade de replantio. Corte ramos com aproximadamente 8 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Coloque em um copo de água, que deve ser trocada de 3 em 3 dias, e espere enraizar (o tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias). Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato. E lembre-se: logo nos primeiros dias, a planta ainda é muito sensível, então evite deixa-la em um local que pegue muito sol.

Manjerona

Fresca, a folha da manjerona é bastante parecida com a do orégano. Pode ser usada para aromatizar pratos e dar sabor.
Benefícios: Ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante,
Combina com: saladas, carnes vermelhas, aves, pratos com tomate, sopas, feijão, peixes, queijo.

Noz moscada

É um condimento de sabor adocicado e aroma forte, que não deve ser usado em excesso – o indicado é, no máximo, duas colheres de sopa. Pode ser usada inteira ou moída e deve ser moída na hora para não perder em sabor e aroma.
Benefícios: auxilia no processo de digestão dos alimentos e também possui um papel antimicrobiano
Combina com: molho branco, queijos, fondue, batata, cenoura, vitela, frango, massas, sobremesas, bebidas quentes.

Orégano

O orégano é uma erva aromática muito utilizada na cozinha para conferir um toque picante e aromático à comida, pode ser usado em folhas frescas ou em sua forma seca. A erva fresca tem sabor mais suave que a forma seca, podendo ser usada nas mesmas receitas.
Benefícios: propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias
Combina com: pizzas, massas, molhos, vegetais assados, peixes, ensopados, carnes grelhadas, sopas, carne moída, sanduíches, saladas, pães, biscoitos.
Como plantar: O plantio por estaquia produz plantas idênticas a planta mãe e levam menos tempo para crescerem. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Coloque em um copo de água, que deve ser trocada de 3 em 3 dias, e espere enraizar (geralmente entre 7 e 15 dias). Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato. E lembre-se: logo nos primeiros dias, a planta ainda é muito sensível, então evite deixa-la em um local que pegue muito sol.

Páprica

A páprica é um condimento vendido em pó. É preparada de pimentões secos e moídos, com sabor que pode ser doce, picante e/ou defumada. Acrescenta sabor e coloração aos alimentos.
Benefícios: A capsaicina ajuda a relaxar os vasos sanguíneos auxiliando no controle da pressão arterial e devido à presença de betacaroteno, ferro e vitamina A, a páprica auxilia na redução de marcas de expressão, manchas da idade, rugas, flacidez e melhora a aparência da pele.
Combina com: batatas, queijos, arroz, ovos, massas, carnes, frango, vegetais.

Pimenta da jamaica

A pimenta da jamaica tem sabor e aroma curiosos por lembrar uma mistura de cravo, noz moscada e canela. Pode ser encontrada inteira ou moída.
Benefícios: Rica em vitaminas, ferro e cobre, tem propriedades antissépticas, analgésicas e antioxidantes. Reduz a oleosidade da pele, melhora a saúde do couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e aumenta a produção de colágeno combatendo o envelhecimento precoce da pele.
Combina com: carnes vermelhas ensopadas ou grelhadas, picles, confeitos, chocolate, pratos que pedem cravo.

Pimenta do reino

Pode ser encontrada com variações de cor conforme a fase em que foi colhida: branca, preta ou verde. É um dos temperos mais usados em todo o mundo e combina com uma gigantesca variedade de pratos salgados. Para aproveitar o aroma do condimento, recomenda-se que a pimenta seja moída na hora.
Benefícios: auxília no sistema digestivo e na absorção dos nutrientes. Ela também atua como um termogênico natural, acelerando o metabolismo e a queima de calorias. Por fim, a pimenta do reino evita a retenção de água e atua como agente anti-bacteriano – elimina o excesso de fluídos, e tem a capacidade de destruir diversas bactérias encontradas no estômago.
Combina com: molhos, carnes vermelhas, aves, peixes e saladas em geral.

Salsinha

A salsinha é uma folha que combina bem com a maior parte dos pratos salgados. Indica-se que seja adicionada à receita apenas na finalização, para que não perca em aroma e sabor.
Combina com: canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados, recheios.
Como plantar: O plantio por estaquia produz plantas idênticas a planta mãe e levam menos tempo para crescerem. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Coloque em um copo de água, que deve ser trocada de 3 em 3 dias, e espere enraizar (geralmente entre 7 e 15 dias). Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato. E lembre-se: logo nos primeiros dias, a planta ainda é muito sensível, então evite deixa-la em um local que pegue muito sol.

Sálvia

A sálvia é uma erva que pode ser usada fresca ou desidratada, podendo ser adicionada no início ou ao final do cozimento. Com sabor forte, deve ser usada com cuidado.
Benefícios:  anti-inflamatórios, antinociceptivos (que reduzem a capacidade de perceber a dor), antioxidantes, antimicrobianos, antimutagênicos (reduzem mutações genéticas), antidemenciais (reduzem demência), hipoglicemiantes (reduzem a concentração de glicose no sangue) e hipolipemiantes (ajudam a controlar os níveis de colesterol).
Combina com: carnes gordurosas (especialmente porco), aves, embutidos, cebola, tomate, pães e massas em geral, molhos de manteiga e sopas.
Como plantar: a propagação pode ser efetuada por sementeira, em Março/Abril ou estaquia, neste caso, por todo ano. Quando em sementes, as plantas jovens surgem normalmente ao fim de 2 a 3 semanas. Deve-se tomar bastante cuidado ao irrigar, pois o excesso de água apodrece a raiz, levando à morte súbita da planta

Tomilho

É um condimento que harmoniza muito bem com cerveja e vinho tinto. Pode ser usado fresco ou desidratado, sendo o tomilho seco o com sabor mais acentuado.
Benefícios: aumenta a imunidade por estimular a produção de glóbulos brancos, ação antioxidante, redução da pressão arterial, por diminuir o colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta o bom e, ainda, melhora no humor
Combina com: ensopados, carnes, patês, marinadas, embutidos, pães e doces.
Como plantar: pode ser feita por sementes ou estaquia. Para propagar mudas de tomilho corte ramos com aproximadamente 8 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Coloque em um copo de água, que deve ser trocada de 3 em 3 dias, e espere enraizar (geralmente entre 7 e 15 dias). Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato. E lembre-se: logo nos primeiros dias, a planta ainda é muito sensível, então evite deixa-la em um local que pegue muito sol.

Gostou? Comenta aqui:)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.