Publicado em

Conheça os benefícios da Beterraba

A beterraba (Beta L.) é uma raiz que tem origem em uma espécie selvagem chamada beterraba-do-mar. O consumo das folhas e da raiz apresentam uma quantidade elevada de nutrientes benéficos à saúde. As cores mais comuns são as que possuem raiz vermelha ou então vermelha-arroxeada, mas também há as de cor branca, amarela e laranja.

As beterrabas de cor vermelha possuem uma substância chamada betanina, que é usada como um corante para alimentos, como sorvete e molhos de tomate. Ela possui um sabor levemente adocicado e pode ser consumida de diversas maneiras: cozida, assada, grelhada, como conserva de beterraba e até mesmo crua, no preparo de molhos, saladas ou sopas. Os benefícios da beterraba crua são maiores do que quando prepara da outra maneira. Contém baixo teor calórico, sendo que uma porção de 100 g apresenta em torno de 40 calorias. Entre as propriedades da beterraba podemos encontrar o ferro, potássio, magnésio e sódio, além de ser uma ótima fonte de fibras.

As linguiças baianinha optaram por usar a beterraba como corante e conservante natural

Quais os benefícios do consumo do suco de beterraba?

Se você tem hipertensão, A AHA – Associação Americana do Coração — recomenda consumir 250 mililitros de sopa ou suco deste alimento diariamente. Se você é atleta, a ingestão de 250 mililitros de suco antes da atividade física, com antecedência de meia hora antes, pode elevar a força da contração dos músculos, assim como o consumo do oxigênio, de acordo com pesquisas sobre o assunto. Mas o fundamental mesmo é ingerir alimentos de modo equilibrado, incluindo em sua dieta, além da bebida a base de beterraba, outros vegetais que também são considerados benéficos, como a rúcula, o espinafre e a alface.

Beneficios da beterraba

Os componentes benéficos da beterraba são a betaína, que ajuda a manter o coração saudável e é responsável pela tonalidade avermelhada do vegetal, e os carotenoides, que traz os benefícios da beterraba para os cabelos. Veja outras vantagens do consumo desse vegetal.

Ajuda a melhorar a função cerebral – A beterraba contém antioxidantes que ajudam a combater o Alzheimer e, além disso, possui componentes que ajudam a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro. Para usufruir dos benefícios da beterraba para o cérebro, especialistas recomendam o consumo de meio copo de beterraba suco regularmente para manter a memória mais forte.

Contribui para a prevenção do câncer – Por ser um alimento que possui uma combinação de moléculas antioxidantes e também anti-inflamatórias, que são exclusivas dessa verdura, contribui para a redução dos riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, entre eles o de mama, próstata, pulmão, estômago, cólon e de testículos. Entre esses componentes está a betacianina, que é responsável por fornecer a pigmentação avermelhada da beterraba. De acordo com estudo realizados, esse composto ajuda a reduzir tumores. Há também a betanina, que contribui para a prevenção e tratamento dos tumores de pele e de fígado.

Regula a pressão arterial – A ingestão regular da beterraba por pessoas que possuem alta pressão arterial é muito benéfica, pois ela contém nitrato em alta quantidade. O nitrato é convertido em nitritos e também no gás óxido nítrico (ON). Esses componentes colaboram para expandir as artérias, o que faz com que a pressão artéria acabe ficando mais baixa. A molécula do Óxido Nítrico (ON) pode ser encontrada nas células do corpo humano. O ON é sintetizado por nosso organismo por meio de oxidação da L-arginina, um aminoácido. O corpo humano tem a capacidade de produzir por conta própria o Óxido Nítrico, desde que não haja falta nutricional de aminoácidos. A ingestão de suco de beterraba também eleva os níveis de Óxido Nítrico. Ao consumirmos o suco, o nitrato é absorvido pela mucosa da boca e, então, pelo nosso estômago. A partir disso, o nitrato é conduzido até os músculos, e é guardado sob a forma do nitrito.

Aumenta a resistência na prática de atividades físicas – A beterraba torna o consumo de oxigênio dos músculos reduzido, o que faz com que o corpo precise de uma quantidade menor de oxigênio durante os exercícios. Por esse motivo, a energia e a resistência serão maiores e a sensação de cansaço será reduzida, o que aumenta o desempenho das atividades físicas. Para que isso seja possível, é necessário ingerir a beterraba em forma de suco ou então cozida antes de realizar uma atividade física.

Mantém a pele saudável – A beterraba é um vegetal rico em antioxidantes, o que evita a proliferação de radicais livres no organismo. Por agir como um desintoxicante natural, faz com que o sangue seja purificado e isso deixa a pele fique mais brilhante e com aparência saudável. Ao tomar o suco de beterraba, age contra o aparecimento de espinhas e furúnculos, além de também provocar a redução da inflamação na pele. O licopeno também é uma substância encontrada na beterraba, que atua protegendo contra os raios solares e mantendo a elasticidade, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Melhora a saúde sexual – A beterraba possui um efeito que se assemelha ao do viagra, pois o seu consumo provoca a expansão dos vasos sanguíneos. Isso provoca um aumento do fluxo sanguíneo também nos órgãos genitais. O que causa esse tipo de efeito é a presença do nitrato, que faz com que o transporte de oxigênio pelo corpo seja melhorado. Outro componente que contribui nesse sentido é o boro, que é fundamental para que o hormônio sexual seja produzido.

Ajuda a proteger o coração – A beterraba contém flavonoides e carotenoides, dois antioxidantes poderosos que fazem com que o colesterol ruim (LDL) seja reduzido e o bom colesterol (HDL) seja aumentado no organismo. As fibras também ajudam a reduzir o colesterol e os níveis de triglicerídeos, além de prevenir a formação de placas nas artérias. Esse vegetal também é rico em nitratos, que ajudam a aumentar a produção de óxido nítrico no sangue, alargando os vasos sanguíneos e contribuindo para manter o coração mais saudável.

Cuida da saúde do fígado – A presença de metionina e betaína na beterraba ajuda a manter o bom funcionamento do fígado. Além disso, ela também possui betacianina, composto que contribui para o processo de desintoxicação do sangue e também do fígado.

Ajuda a controlar a diabetes – A beterraba apresenta uma quantidade elevada de fibras que favorecem o controle do nível de açúcar no sangue. Apesar de ter um alto índice glicêmico, ela apresenta uma baixa taxa de conversão de glucose.

Ajuda a reduzir a anemia – A anemia é provocada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue e pode causar fadiga e tontura. Por esse motivo, o consumo de suco feito com a beterraba ajuda a reduzir e também prevenir a anemia, pois contém uma quantidade de ferro que aumenta o nível de hemoglobina no sangue. Além disso, ela ajuda a manter a circulação de oxigênio, contribuindo para evitar a insônia.

Fonte: https://souagro.com.br