Adoro pesto, traz muito frescor e sabor ao prato. Sempre fiz do modo tradicional com queijo, mas como estou sempre a procura de melhorar meus hábitos alimentares para manter a saúde e a energia, queria uma receita sem derivados animais, hoje esses são meus queridinhos:)
O pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Itália. O nome vem do moer, em italiano diz-se pestare, os ingredientes devem ser moídos preferencialmente num pilão. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com sal grosso marinho, alho, pinoli, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta do reino.
Fica uma delícia servido com massas, batatas cozidas ou com pães.
Pesto verde
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
- 2 limões
- ½ xícara de azeite
- 1 maço de manjericão verde
- 1 maço de coentro ou salsa
- 1 maço de agrião ou rúcula
- 1 xícara de semente de girassol
- Sal a gosto
Pesto roxo
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
- 1 limão
- ½ xícara de azeite
- 2 maços de manjericão roxo
- 1 xícara de nozes
- 1 colher de sopa cúrcuma
- Sal a gosto
Modo de preparo
Lave as folhas e faça o branqueamento. Coloque primeiro no liquidificador (processador ou mixer) os líquidos: o azeite, o limão e um pouco de sal, depois as folhas e por último a cúrcuma e as sementes de girassol ou as nozes, previamente tostadas na frigideira. Utilize o pulsar e vá retirando com uma espátula o pesto do fundo e das laterais. Prove para corrigir o sal.
Conservação
Você pode guardar esse molho em um vidro limpo por até 1 mês na geladeira, mas para isso não pode conter nadinha de água, porque a umidade faz estragar rápido. Então lave e seque bem as folhas antes de usar na receita.
Caso não tenha tempo ou disposição para preparar o pesto, temos a solução.
É só entrar em nosso mercado virtual e selecionar a quantidade necessárias e comprar.
Entregaremos essa delícia prontinha para você!