Fazer algumas trocas alimentares, mesmo que simples, como deixar de tomar de leite de vaca e preferir uma bebida vegetal ou trocar o chocolate em pó por cacau, são algumas atitudes que contribuem para uma vida mais saudável, longa e distante, com menor risco de colesterol alto, diabetes ou obesidade.
Substituir o leite de vaca
O leite de vaca é rico em gordura e muitas pessoas tem dificuldade em digerir a lactose, tornando-se intolerantes por isso uma ótima opção é substituir pelo leite de coco (que tem muito em Itacaré), leite de castanhas ou leite de aveia, que você pode comprar pronto ou fazer em casa, veja a receita de leite de coco que já postamos aqui.
Substituir o chocolate em pó
O chocolate em pó é rico em açúcar, sendo uma má opção especialmente para quem está de dieta ou tem diabetes. Mas se você pode trocar o chocolate pelo cacau em pó, afinal está na Costa do Cacau:) . Pode ser usado em toda receita que originalmente leva chocolate, sem perder a cor ou o sabor.
Consumir mais orgânicos
Os vegetais orgânicos são mais caros, mas a saúde não tem preço, apesar de não serem tão bonitas aos olhos, são muito mais saudáveis e cheias de nutrientes. Os produtos químicos utilizados na terra e na planta para garantir grandes produções e baixo preço se acumulam no organismo ao longo dos anos e os prejuízos e consequências não são possíveis medir. Temos boas opções de produtos em Itacaré, inclusive com entrega em casa.
Substituir o sal comum por sal de ervas
O sal comum contém uma grande quantidade de sódio e por isso deve ser consumido moderadamente. No Brasil a quantidade média de consumo diário de sal é mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e por isso todos precisam diminuir o consumo de sal para evitar problemas cardíacos no futuro.
Como fazer: Coloque num recipiente de vidro 10 gramas de alecrim, manjericão, orégano, salsinha e 100g de sal.
Substituir os temperos prontos
Os temperos prontos que encontramos no supermercado são práticos, mas estão cheios de toxinas que prejudicam qualquer dieta. Eles são ricos em sódio e por isso favorecem a retenção de líquidos e são especialmente perigosos para quem tem pressão alta ou sofre com inchaços, além de conter gordura vegetal, amido, açúcar, aromatizantes, corantes e os tais “sódicos” que podem causar alergia, flatulência, ansiedade, excitação, agitação entre outras coisas.
Como fazer: Corte cebola, tomate, pimentão, alho e ervas para conseguir mais sabor, e leve tudo ao fogo baixo, deixando ferver. Depois de pronto, distribua em forminhas de gelo e congele. São muitas as preparações, use a criatividade, o processo é o mesmo.
Substituir os alimentos fritos
Praticamente todo alimento que é frito pode ser assado, sem perder o sabor. Por isso, opte pelos grelhados, feitos na chapa com um pequena quantidade de azeite ou mesmo um pouquinho de água ou coloque tudo no forno.
A vantagem dos assados é que eles são mais saudáveis e práticos já que demoram mais para cozinhar e permitem que a pessoa faça outras atividades ao mesmo tempo. É preciso, no entanto, tomar cuidado com o ressecamento do alimento, colocar um papel alumínio ajuda a preservar o sabor e o cheiro do prato.
Substituir os salgadinhos de pacote
É muito mais barato e saudável fazer em casa chips de batata doce, de maçã, rabanete… Não precisa comprar salgadinhos de pacote e batata frita cheias de gordura e sal no supermercado, se você pode fazer receitas deliciosas e saudáveis, ricas em vitaminas que vão ajudar seu corpo a funcionar sempre bem e ainda vai economizar algumas calorias e consumir menos gordura. Além disso fica lindo para receber os amigos em casa.
Como fazer: Basta fatiar o alimento que você deseja e colocar numa assadeira e levar ao forno por cerca de 20 minutos, até que fique bem assado e crocante. Para conferir mais sabor, tempere com o sal de ervas.
São muitas dicas que aos poucos vamos colocando por aqui!