A Primavera chegou! Os dias estão cada vez mais longos e o ar cada vez mais fresco. Esta mudança de estação marca um momento em que todas as coisas ganham vida e experimentam renovação. Na natureza, isso significa crescimento, flores e deliciosos alimentos coloridos. E para nosso corpo, significa deixar para trás a alimentação pesada do inverno e iniciar um novo ciclo.
Na primavera, a alimentação deve ser leve e conter alimentos refrescantes como brotos, folhas verdes, grãos integrais, frutas, raízes em especial beterraba e cenoura. Sabores doces pouco concentrados e pungentes como mel, hortelã, manjericão, erva doce, manjerona e alecrim trazem sabor com muita proteção. Use cebola, alho e hortelã com arroz, ou sopas leves de vegetais, essas são preparações simples que ajudam a limpar e refrescar o organismo.
Coloque esses alimentos em seu cardápio e sua alimentação ficará mais nutritiva e variada!
Frutas: Abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa, manga, maracujá, melão, mexerica e morango,
Legumes: Abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo
Verduras: Almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, moyashi, mostarda, nabo e rabanete.
Esta ampla variedade de produtos frescos fará você se sentir nutrido, ao mesmo tempo que limpam e reconfiguram suavemente o sistema digestivo e imunológico evitando o aparecimento de doenças.
Conheça alguns exemplos e seus benefícios
Beterraba
Amada por uns, odiada por outros. A beterraba, assim como a primavera, não passa desapercebida por quase ninguém. Ela também é rica em betaína, nutriente que aumenta a resistência e ajuda a promover desintoxicação.
Cebolinhas
Um tempero simples e que pode dar muito sabor a outros alimentos saudáveis, como o arroz, por exemplo. Facilmente encontrado durante essa época do ano, a cebolinha auxilia na prevenção de doenças e na redução do estresse. Tudo isso, principalmente, por cauda dos flavonoides – substância presente na composição do alimento.
Cenouras
A cenoura é um alimento antienvelhecimento. Isso acontece por causa de nutrientes antioxidantes presentes em sua composição, além da vitamina A, substância importante para manter a saúde da pele, unhas e até mesmo dos cabelos.
Hortelã
Nada melhor do que um suco refrescante após uma corridinha na pista nova, não é mesmo? Adicionar algumas folhas de hortelã na dieta, além de refrescar, também pode aliviar sintomas como dor de cabeça e no estômago.
Morangos
O sabor único do morango faz dele uma das frutas mais populares e amadas de todas. Muito comum durante a primavera, ele também é rico em polifenóis e vai apoiar a imunidade, renovação das células e muitas outras funções.
Rabanetes
Atenção especial para quem tem problemas de retenção hídrica. O rabanete pode ser considerado um diurético natural. E, além de colaborar para a saúde renal, consegue remover resíduos e toxinas do estômago e do fígado.
Feliz primavera a todos!
No Farnel privilegiamos sempre os produtos da estação, conheça as nossas geleias de abacaxi com gengibre, manga com maracujá, o nosso picles de beterraba e muitas pastinhas. Delícias que alimentam e nutrem !!