Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19), é essencial que haja cuidado pessoal de higiene com os alimentos, sobretudo frutas, legumes e verduras. Elas também exigem um manuseio especial, bem como o uso de produtos adequados para ficarem aptos ao consumo.
Entenda, a seguir, a melhor forma de higienizar legumes, verduras e embalagens.
Como limpar corretamente frutas, legumes e verduras contra vírus, bactérias e fungos?
O que mais se utiliza é o hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. É o mais barato para limpeza. A solução pode ser feita com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.
A limpeza consiste em três etapas: lavagem, sanitização e enxágue. A lavagem deve ser feita com água corrente e sabão ou detergente. No caso de folhas, lave-as individualmente. Depois, coloque os alimentos na solução de água com hipoclorito de sódio por 10 minutos. Essa etapa é chamada de sanitização e resolve o problema microbiológico, mas cria-se um problema químico, porque não podemos consumir os produtos e alimentos com os produtos químicos neles. Então, é necessária a terceira etapa que é a do enxágue. Devemos enxaguar bem os alimentos. Esse processo de limpeza em três etapas, com lavagem, sanitização e enxágue, é parecido para todos os alimentos.
É preferível utilizar sabão de coco ou detergente?
O detergente costuma ser mais eficiente. Mas ele pode penetrar no alimento, então é preciso um cuidado maior na hora da higienização. Com um bom enxágue não há problema. O uso de detergente exige mais cuidados com frutas como a pera e a maçã. No caso dessas frutas o ideal é lavar antes do consumo imediato para não escurecer a fruta ou desgastá-la.
A água sanitária recomendada é pura, sem outro tipo de alvejante. Por que não pode ter outro tipo de alvejante?
Essa recomendação é mais por conta do risco químico que pode ocorrer durante a higienização. O hipoclorito de sódio é permitido para alimentos e é vendido até na forma específica para uso em alimentos. O interessante na limpeza é o hipoclorito puro. O hipoclorito de sódio com outro tipo de alvejante não é recomendável porque contém outros produtos químicos que não devem ser utilizados para sanitizar alimentos.
Vinagre e bicarbonato de sódio funcionam para higienização?
Funcionam. O vinagre funciona mais para matar bactérias, mas pode ficar mais caro para o consumidor porque é um produto que não deve ser muito diluído. A acidez do vinagre é eficiente para higienizar alimentos, mas o produto precisa estar em quantidade maior. Ele é até mais saudável do que o hipoclorito de sódio. É recomendável, no caso do vinagre, que se dilua cerca de 40% a 50% de um recipiente para cada litro de água.
O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado. Você pode passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo. Ele não é tão eficiente para eliminar agrotóxicos, mas funciona na limpeza. Você deve passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo.
É necessário esfregar os alimentos ou só deixar de molho? Se for para esfregar, o que deve ser usado?
É recomendável sempre lavar o alimento. Caso queira esfregar pode ser com uma bucha comum. Pode ser utilizada a mesma para lavar louça, desde que esteja limpa, sem gordura e restos de alimentos. Ainda assim, é recomendável separar uma bucha apenas para limpar os alimentos.
Todo alimento comprado deve ser higienizado antes de ser levado para a geladeira ou armário?
De preferência, sim. Há casos em que a higienização deve ser feita pouco antes do consumo, como no caso do ovo, quando ele estiver em uma embalagem fechada. Na questão de frutas mais delicadas como pera e maçã recomenda-se também a limpeza antes do consumo para não escurecê-las e danificá-las. No caso do limão, a limpeza com muita antecedência ao consumo pode amargar a fruta.
Então os ovos também devem ser higienizados?
Orientamos que passe um pano e só lave um pouco antes do consumo. O ovo tem uma película protetora e quando você o lava pode propiciar a proliferação de bactérias. Ele pode ser lavado com detergente, mas é melhor fazê-lo pouco antes do consumo. Em caso de detergente é bom enxaguar bem. A lavagem da casca é recomendada com água e sabão. Se já tiver o ovo comprado com embalagem, higienize a embalagem com álcool líquido 70% ou com água sanitária, borrifando sobre a embalagem.
Fonte: André Godoy, gerente de alimentos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF.