Publicado em Deixe um comentário

Como armazenar e conservar condimentos

Antes de comprar temperos para transformar suas receitas, é importante saber como armazená-los! Guardar condimentos corretamente é fundamental para garantir sua durabilidade, preservação de aroma e sabor, e para que eles estejam perfeitos na hora de utilizar.

Confira algumas dicas para armazenar e conservar temperos secos e ervas frescas na cozinha!

Mantenha longe de umidade

A umidade é uma grande vilã na conservação de temperos, especialmente dos temperos secos. Guarde esses condimentos sempre em locais secos e arejados, fora da geladeira. Quem mora em locais naturalmente úmidos deve comprar sempre pequenas quantidades de cada item, para que eles não se estraguem com o tempo.

Já as ervas frescas podem ser mantidas na geladeira para melhor conservação. Porém, para que não sejam expostas a umidade excessiva, faça buquês com guardanapos de papel.

Evite excesso de calor

Excesso de calor pode comprometer o sabor e o aroma dos condimento. Não armazene em locais que ficam expostos ao sol e deixe sempre longe do calor. Os temperos em pó podem ser armazenados na geladeira em um recipiente de vidro bem vedado.

Congele ervas frescas

Conservar ervas frescas no freezer é uma excelente forma de fazer com que elas tenham maior durabilidade e possam ser usadas dias depois de colhidas ou compradas. Alecrim, orégano, sálvia e tomilho podem ser congeladas em azeite ou óleo, evitando o escurecimento das folhas.

Não armazene na embalagem de origem

Temperos secos costumam ser vendidos em saquinhos plásticos, mas não devem ser mantidos nessas embalagens. Além de não serem práticos para o uso no dia a dia, os saquinhos não são vedados apropriadamente, o que impacta o condimento.

Use potes com tampa

Na hora de armazenar qualquer tempero, prefira sempre potes com tampa. Quando guardados abertos, os temperos acabam perdendo seu aroma e até seu sabor com o tempo.
Reaproveite os potes que tem em casa. 🙂

Use sempre o mesmo recipiente

Colocar sempre o mesmo tempero no mesmo pote ajuda a manter o sabor e aroma originais do condimento. Colocar, por exemplo, orégano no pote em que antes você costumava armazenar canela pode acabar misturando as características.

Prefira moer no momento de usar

Não guarde os temperos já moídos! Temperos que podem ser usados dessa forma ficam mais saborosos e aromáticos quando moídos no momento da preparação. Para moer, use pilão ou moedores especialmente destinados a temperos para conseguir melhores resultados.

Anote datas de validade

É importante saber as datas de validade de cada condimento. Para não arriscar, vale etiquetar cada pote com essas datas. Se não quiser comprometer o visual do porta temperos, coloque a etiqueta no fundo do recipiente.

Deixe tudo à mostra

Manter os potes de temperos sempre à vista vai te ajudar a se lembrar do que precisa ser reposto. Além disso, é um excelente incentivo para se aventurar, utilizando temperos diferentes e experimentando novas combinações.

“Os condimentos além de colaborar na redução do sal nas refeições, são conhecidos por seu alto potencial termogênico, ou seja, têm a capacidade de elevar a temperatura corporal melhorando o nosso metabolismo basal (de repouso) e favorecendo o metabolismo energético, levando à queima da reserva de gordura para obtenção de energia”

Gostou? Comenta aqui:)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.