O branqueamento é um processo de conservação de alimentos, na qual consiste na imersão do alimento em água fervente, ocorrendo o cozimento por um curto período, e em seguida esfriados imediatamente em um recipiente com água gelada. Usa-se principalmente para carne, hortaliças ou frutas que se pretendem congelar. A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características. Isso permite que não desperdicemos comida.
Objetivos
- remover gases
- inativar enzimas que causam o escurecimento
- desinfetar, reduz a quantidade de microrganismos em sua superfície
- fixar cor e textura
- pré-aquecer o alimento
Passo a passo
- Antes de mais nada, você deve lavar bem os legumes. Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente.
- Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.
- Em seguida, retire o alimento da água gelada, escorra a água e coloque pouca quantidade do alimento em sacos plásticos próprios para culinária, retirando o excesso de ar.
Você pode usar imediatamente ou congelar, eles podem durar até 3 meses no congelador ou freezer. É importante colocar uma etiqueta com a data do dia do congelamento.
Tempo de fervura para cada alimento
- 30 segundos: ervas frescas, folhas
- 1 minuto: vagem, milho, em espiga, espinafre, mandioquinha, nabo, pimentão.
- 2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata.
- 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa.
- 4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.
Dica: Não jogue fora a água do branqueamento de legumes, ela contem muitos nutrientes e pode ser usada como base para caldos, cozinhar arroz…