O glúten é uma proteína composta pela mistura da gliadina e glutenina, ambas presentes no trigo, cevada, centeio e aveia por contaminação cruzada.
O glúten que conhecemos não é o mesmo de 40 anos atrás. Devido à necessidade de aumentar o rendimento da produção do trigo e cevada e combater as pragas, criou-se um novo tipo de trigo, que passou a ter mais de 14 tipos de glúten em sua composição, o que não existia no original. De acordo com a Embrapa, atualmente existem 20 vezes mais glúten no trigo do que 40 anos atrás.
A palavra “glúten” em latim significa “cola” e representa bem o que faz no nosso corpo. O glúten prende-se às paredes do intestino, dificultando a absorção dos nutrientes e causando irritação, facilitando o contato de bactérias, vírus e partículas fecais em nossa corrente sanguínea. Isso pode desencadear uma série de doenças autoimunes, alergias, problemas de pele, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e diminuição da serotonina, além de não trazer nenhum benefício nutricional para nosso organismo.
Hoje em dia encontra-se glúten em vários alimentos, shampoos, maquiagens, pastas de dente, produtos de limpeza etc. É importante sempre ler os rótulos dos produtos para se certificar que não possuem glúten. Tente evitar e trocar por produtos realmente nutritivos.
Algumas pessoas relatam que, quando se sentem inchadas e pesadas, fazem algumas semanas de dieta glúten free e percebem uma melhora na condição geral do organismo.
Agora você que você já sabe o que é gluten free que tal incluir esse tipo de alimento em seu dia a dia para ter mais saúde e qualidade de vida 🙂
No Farnel de Itacaré temos muitos produtos sem glúten veja alguns: pão de forma australiano, pão pita, pão de hambúrguer, ketchup e até chocotone.